QUESTÕES – Políticas Públicas

01. (AFRFB/SRFB/GERAL/2023)

Em termos de descentralização e democratização de políticas públicas, a atuação do Estado-rede combina um conjunto de princípios, entre os quais destaca-se o da subsidiariedade. Assinale a opção que melhor explica esse princípio.
a) Como medida para combater a corrupção e o nepotismo todas as ações e as decisões devem ser públicas.
b) O Estado deve ser substituído pela sociedade em tudo que não seja essencial.
c) A gestão pública deve ser modernizada por meio de investimentos em equipamentos, softwares e em treinamento e capacitação de pessoal.
d) A implementação “de cima para baixo” é a mais adequada às políticas cooperativas e participativas.
e) A boa remuneração dos servidores públicos é essencial, pois subsidia a atração dos melhores profissionais do mercado.

02. (TCE-RR/ANALISTA ADMINISTRATIVO/TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO/BANCO DE DADOS/2025)

A gestão local atua como mediadora entre o exercício da cidadania e a busca por equidade social, criando condições para que a população participe ativamente da vida pública e garantindo que políticas públicas sejam orientadas para a justiça social e o bem comum. Um fator essencial para a efetividade das instituições participativas nos municípios é:


a) a dependência exclusiva do desenho institucional, uma vez que outros fatores possuem influência marginal nos resultados.
b) a presença de vontade política por parte das lideranças locais, que é suficiente, por si só, para garantir o sucesso das instituições participativas.
c) o fortalecimento da cultura política local, que elimina a necessidade de recursos administrativos e financeiros para as instituições participativas.
d) a inexistência de correlação entre a capacidade administrativa e o desempenho das instituições participativas em nível municipal.
e) a interação entre vontade política, desenho institucional, cultura política ou associativismo local e capacidade administrativa e financeira.

03. (MPE AL/ANALISTA DO MINISTÉRIO PÚBLICO/GESTÃO PÚBLICA/2018)

Concernente à definição de política pública, a execução de políticas públicas exclusivamente por atores governamentais é uma abordagem
a) policêntrica.
b) estado-cêntrica.
c) político-cêntrica.
d) tecnocêntrica.
e) endocêntrica.

04. (TCE ES/AUDITOR DE CONTROLE EXTERNO/AUDITORIA GOVERNAMENTAL/2023)

No desenvolvimento de uma política pública podem existir diferentes formas de coprodução com o cidadão. Essa diferenciação ocorre em função do tipo de participação e envolvimento do cidadão ao longo do processo. Por exemplo, há políticas em que a comunidade toma as iniciativas e se articula, permanentemente, como microcosmo que age em prol do bem comum, independentemente de o cidadão ser ou não solicitado ou convocado pelo poder público. Essa modalidade de coprodução envolve a participação do tipo:
a) por consulta;
b) passiva;
c) funcional;
d) interativa;
e) automobilização.

05. (APPGG (SEPLAG NITERÓI)/PREF NITERÓI/GESTÃO GOVERNAMENTAL/2024)

Na fase de avaliação das Políticas Públicas, os burocratas alimentam os sistemas de controle com dados relevantes, fornecem informações aos políticos sobre o progresso da implementação e recebem feedback, incluindo críticas e sugestões, dos beneficiários. Assinale a opção que apresenta a categoria de burocrata que tem alto grau de discricionariedade.
a) Alpinistas – burocratas pragmáticos.
b) Devotos – burocratas fiéis a uma linha de política pública.
c) Conservadores – burocratas resistentes a mudanças.
d) Defensores – burocratas fiéis a uma organização.
e) Nível da rua – burocratas em contato direto com o público.

06. (CM ARACAJU/ANALISTA/ADMINISTRATIVO/2021)

O conceito de política pública modificou-se ao longo das últimas décadas. Atualmente considera-se que as políticas públicas têm uma natureza bastante complexa e controversa. O ciclo clássico de políticas públicas que englobava três etapas foi ampliado, no sentido de se compreender melhor seu processo. Considerando essa nova perspectiva, as fases e a respectiva ordem de desenvolvimento das políticas públicas são:
a) agenda, formulação, estratégia, execução, implementação e monitoramento;
b) formação da agenda, decisão de implementação, execução e monitoramento;
c) agenda, elaboração, formulação, implementação, execução, acompanhamento e avaliação;
d) formulação, execução, implementação, acompanhamento e avaliação;
e) agenda, formulação, execução, monitoramento e avaliação.

07. (IMBEL/SUPERVISOR/ADMINISTRADOR/2021)

Assinale a opção que apresenta fases do ciclo de políticas públicas.
a) Formulação, execução e reversão.
b) Elaboração, formulação e avaliação.
c) Organização, implementação e extinção.
d) Planejamento, execução e acompanhamento.
e) Planejamento, elaboração e acompanhamento.

08. (ANA PREV/MACAEPREV/ADMINISTRAÇÃO/2024)

A construção de agenda é o processo pelo qual determinados problemas e questões ganham prioridade e visibilidade no debate público e político, influenciando as decisões e ações governamentais para a formulação de políticas específicas. O tipo de agenda que abrange problemas de curto e médio prazo, com potencial de impactar o governo e os poderes constituídos e que prioriza a conclusão de processos em andamento ou a correção de políticas já estabelecidas, sem necessariamente resultar na criação de novas políticas públicas, como em situações de riscos de epidemias ou conflitos externos é a Agenda
a) de Decisão.
b) do Estado.
c) da sociedade.
d) Governamental.
e) Estadual.

09. (APPGG (SEPLAG NITERÓI)/PREF NITERÓI/GESTÃO GOVERNAMENTAL/2024)

O processo de elaboração de Políticas Públicas, conhecido como policy-making process ou ciclo de políticas públicas, é um modelo que organiza e interpreta o desenvolvimento de uma política pública em fases sequenciais e interdependentes, facilitando sua compreensão e gestão ao longo do tempo. Assinale a opção que apresenta a diferença entre predições e conjecturas para prever os resultados de Políticas Públicas.


a) As predições são sempre baseadas em métodos puramente intuitivos, enquanto as conjecturas se apoiam em teorias matemáticas, como a teoria dos jogos.
b) Conjecturas são métodos formais que utilizam estimativas de eficiência econômica, enquanto predições são desenvolvidas a partir de juízos intuitivos.
c) As predições são realizadas apenas quando há recursos financeiros e tempo disponíveis, enquanto as conjecturas podem ser elaboradas com base em fóruns e debates, independentemente de condições econômicas.
d) As predições utilizam métodos teórico-dedutivos, como a análise de correlações e a programação linear, enquanto as conjecturas se baseiam em aspectos intuitivos ou emocionais, frequentemente oriundos da experiência dos policymakers.
e) As conjecturas são mais precisas do que as predições, pois se baseiam no conhecimento empírico de policymakers.

10. (ACE/TCE PI/COMUM/2025)

A formulação de uma política pública envolve definir os objetivos e as estratégias e avaliar as possíveis consequências de cada alternativa. O policymaker usa diferentes mecanismos genéricos para induzir o comportamento desejado em uma política pública. Assinale a opção que exemplifica o uso da coerção como mecanismo de indução de comportamento.
a) Implementar multas para quem descumprir leis de trânsito.
b) Oferecer incentivos fiscais a empresas que adotam práticas sustentáveis.
c) Lançar campanhas de conscientização sobre a importância da vacinação.
d) Distribuir prêmios para os servidores públicos com melhor desempenho anual.
e) Desenvolver novas tecnologias para facilitar o cumprimento de normas de segurança no trabalho.

11. (AGAS/FHEMIG/ADMINISTRADOR/2023)

No que diz respeito aos estágios de formulação de Políticas Públicas, analise as afirmativas a seguir. I – As instituições podem ser estruturadas com a função de facilitar ou dificultar o andamento das Políticas Públicas, em função de diferentes interesses. II – As Políticas Públicas devem ser vistas como a convergência de diferentes dimensões que permitem o surgimento de uma “janela de oportunidades”. III – A decisão segue um caminho lógico e definido, com regras estabelecidas, desconsiderando os aspectos informais. Assinale a opção que apresenta as afirmativas que estão relacionadas com a Abordagem Institucional Clássica.
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I e III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.

12. (AL/CAM DEP/CONSULTOR DE ORÇAMENTO E FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA/2023)

No ciclo de políticas públicas, a estrutura racional que demonstra como recursos e ações muda comportamentos, geram produtos e produzem resultados e impactos denomina-se
a) Arena política.
b) Responsividade.
c) Polity makers.
d) Agenda de governo.
e) Modelo lógico.

13. (TJ GO/ANALISTA JUDICIÁRIO/ESPECIALIZADA/ADMINISTRADOR DE EMPRESAS/2014)

O conceito de política pública e seus diversos significados seguem uma tradicional classificação, que divide em ciclos essa atividade estatal e o seu processo. A perspectiva “de cima para baixo” tem suas raízes no modelo de estágios, que devem ser claramente distintos. Um desses estágios é o da implementação da política pública, que pode ser definido como:
a) o processo de julgamentos deliberados sobre a validade de propostas para a ação pública;
b) o processo de execução e efetuação, que pressupõe um ato anterior e direcionado à consecução de objetivos;
c) a determinação do caminho definitivo para a solução do problema que a originou;
d) a discrepância entre o status quo e uma situação ideal possível;
e) o conjunto de problemas ou temas que a comunidade política percebe como merecedor de intervenção pública.

14. (FISCAL DE SERVIÇOS MUNICIPAIS/PREF SALVADOR/2019)

No processo de formulação de políticas públicas, existem situações em que a discussão sobre um issue fica restrita ao tratamento dentro das comunidades técnicas, grupos de poder e subsistemas políticos, inibindo o surgimento de novas ideias. A ocorrência dessa situação é chamada de
a) armadilha mixed-scanning.
b) judicialização das políticas públicas.
c) formação bottom-up.
d) monopólio da política pública.
e) incrementalismo redundante.

15. (AUDITOR FISCAL DE RECEITA FEDERAL DO BRASIL/GERAL/2023)

Diante de acidente aéreo de grande impacto na mídia nacional, um governante percebeu que era chegado o momento de aprovar uma política que fosse mais restritiva em relação às práticas. A formulação dessa política ocorreu em função do fenômeno conhecido como
a) agentes no nível de rua.
b) avaliação formativa.
c) janela de oportunidade.
d) monitoramento a posteriori.
e) política redistributiva.

16. (ANALISTA/BBTS/PERFIL INTERNO/2023)

A formação de agendas para o delineamento de políticas públicas representa o momento em que problemas e soluções ganham ou perdem atenção da sociedade, visando ao seu enfrentamento. Segundo a literatura especializada em políticas públicas, assinale a opção que indica a exigência que deve ser evidenciada para que um problema entre na agenda.
a) As possíveis ações a serem desempenhadas para a sua resolução sejam consideradas factíveis.
b) As responsabilidades de natureza privada de impacto coletivo estejam relacionadas.
c) As informações obtidas devem ser exploradas em sua integralidade, de forma que todas as alternativas sejam conhecidas na tomada de decisão.
d) Os resultados das possíveis soluções visem a garantir um retorno financeiro efetivo aos cofres públicos.
e) O interesse público seja evidenciado necessariamente por grupos de pressão com capacidade legislativa e eleitos pela sociedade.

17. (PROFISSIONAL TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR EM SERVIÇOS DE SAÚDE DO SUS/SES MT/ADMINISTRADOR/2024)

As políticas públicas têm o objetivo de criar ações para resolver um problema de sociedade. Nesse sentido decisões devem ser tomada da melhor forma, para que a política atinja o seu melhor resultado. Com relação ao modelo de decisão conhecido como coalizão de defesa, assinale a afirmativa correta.


a) A política pública deve ser instituída por um conjunto de subsistemas relativamente estáveis, que, ao se articularem com os acontecimentos externos, recebem seus parâmetros de formulação.
b) A formulação da política pública se baseia na escolha de uma solução pré-definida de problemas, constituídos pela compreensão limitada dos tomadores de decisão sobre o que é de fato necessário.
c) O estabelecimento da agenda de políticas públicas deve ser determinado a partir da janela de oportunidade resultante do encontro de três fluxos-chave: político, dos problemas e das soluções.
d) A solução dos problemas por meio de políticas públicas deve ser feita de maneira gradual, sem introduzir grandes rupturas no sistema que possam causar conflitos sociais.

18. (AUDITOR DE CONTAS PÚBLICAS/CGE PB/AUDITORIA CONTÁBIL E FINANÇAS PÚBLICAS/2024)

Contemporaneamente, é reconhecido que o exercício do controle sobre os serviços públicos tem potencial para incorporar mais ativamente a população, os usuários e os gestores das políticas nos processos de controle. A esse respeito, há o potencial de serem desenvolvidas ações como: Nesse contexto, entende-se que a função controle se expandiria por ações sustentadas no conceito de:
a) auditoria;
b) coprodução;
c) eficiência;
d) controladoria;
e) ouvidoria.

19. (AUDITOR FEDERAL DE FINANÇAS E CONTROLE/CGU/AUDITORIA E FISCALIZAÇÃO/GERAL/2022)

Uma forma de imprimir racionalidade ao processo de formulação e viabilizar a posterior avaliação das políticas públicas é a utilização do modelo lógico, uma importante ferramenta que, em sua essência, procura explicitar a “teoria” da política. Assinale a opção que apresenta a afirmativa correta em relação aos elementos do modelo lógico de políticas públicas.
a) [Opção não fornecida explicitamente na fonte]
b) [Opção não fornecida explicitamente na fonte]
c) [Opção não fornecida explicitamente na fonte]
d) impactos são os efeitos imediatos da intervenção ou política pública, nem sempre mensuráveis;
e) atividades são as ações e os serviços realizados no escopo da política pública.

20. (TECGES ADMIN/ALEMA/CIÊNCIAS SOCIAIS/2023)

O estudo das políticas públicas usa modelos na forma de ciclos de etapas sucessivas, de modo a facilitar sua análise e identificar uma possível intervenção, como no exemplo proposto a seguir. Nesse modelo, a(s) etapa(s)


a) identificação do problema e formação da Agenda correspondem aos processos de reconhecimento de uma questão social como problema público e de sua legitimação na pauta pública, em determinado momento.
b) formulação das alternativas consiste na escolha técnico-política dos rumos a seguir, decidindo entre as alternativas formuladas de ação efetiva ou não.
c) tomada de decisão refere-se à capacidade de oferecer uma solução consistente indicando os encaminhamentos e programas para o problema social diagnosticado.
d) implementação contribui para os esforços de efetivação da ação governamental, mediante a verificação da pertinência, viabilidade e eficácia potencial de um programa.
e) avaliação identifica o conjunto de assuntos e problemas que os gestores públicos e a comunidade política entendem como mais relevante em um dado momento.

21. (ANA PREV/MACAEPREV/ADMINISTRAÇÃO/2024)

A construção da agenda é um dos elementos centrais no processo de políticas públicas. Assinale a opção que apresenta uma característica da construção de agenda.
a) Envolve intensa competição entre problemas e alternativas, com algumas questões ganhando ou perdendo a atenção do governo e da sociedade.
b) É estático, sem mudanças ao longo do tempo, e as questões que entram na agenda permanecem inalteradas.
c) Está exclusivamente sob controle do governo, sem interferência de atores externos.
d) É um processo técnico, sem a influência de grupos sociais ou da opinião pública.
e) Envolve apenas questões econômicas e financeiras, excluindo áreas como saúde, educação e meio ambiente.

22. (AMCI/PREF MACAÉ/2024)

A Teoria dos Fluxos Múltiplos é um modelo teórico utilizado para explicar como as políticas públicas são formuladas e implementadas. Segundo essa teoria, uma questão só se tornará objeto de política pública caso haja a convergência de 3 fluxos independentes, dos problemas, das soluções e da política, criando um cenário conhecido como
a) wicked problem.
b) sondagem mista.
c) racionalidade ilimitada.
d) janela de oportunidade.
e) racionalidade forçada.

23. (EST/TCE RJ/2024)

Os ciclos de políticas públicas são compostos por cinco etapas interligadas. Analise as afirmativas a seguir sobre a etapa da Formulação de políticas públicas e assinale (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.


(  ) Um aspecto fundamental da formulação é compreender que as políticas públicas são desenhadas por meio dos instrumentos capazes de traduzir as intenções dos formuladores de políticas em um conjunto de ações concretas.
(  ) O processo de formulação de políticas públicas compreende dois elementos principais: definição da agenda, que requer a identificação dos problemas específicos, e a definição de alternativas, a fim de elaborar um plano para a ação pública.
(  ) No âmbito do ciclo de políticas públicas, a etapa da formulação é um processo linear e sequencial que se inicia com a identificação do problema e termina com a avaliação da política.


As afirmativas são, respectivamente,
a) V – F – V.
b) F – V – F.
c) V – V – V.
d) F – V – V.
e) V – V – F.

24. (ACP/CGE PB/AUDITORIA GOVERNAMENTAL/2024)

Com os movimentos de reforma do Estado e da administração pública no mundo, cresceram as oportunidades de operação e gestão de redes organizacionais no provimento de bens públicos. O formato de políticas e serviços em redes contrapõe-se às perspectivas anteriores baseadas em processos top-down ou bottom-up. Assinale a opção que apresenta a característica principal da gestão de redes.
a) centralização, controle e coordenação a partir do Estado e de sua autoridade hierárquica;
b) autoridade hierárquica do Estado sobre os atores sociais, assegurando a legitimidade da intervenção;
c) descentralização decisória para atores locais, como representantes de usuários e população;
d) engajamento local na representação de interesses nos processos de controle social e na fiscalização de gastos;
e) inter-relação com atores heterogêneos, interdependência, realização coletiva com troca de informações, objetivos e recursos.

25. (ACE/TCE PI/COMUM/2025)

Uma política pública é uma diretriz criada para enfrentar um problema público, orientando ações ou omissões, e as atividades resultantes dessa orientação também integram a política pública. Assinale a opção que apresenta os elementos fundamentais para a elaboração de uma política pública.
a) Interesse pessoal e solução privada.
b) Participação exclusiva do setor privado.
c) Ação governamental sem objetivo claro.
d) Decisão baseada apenas em interesses individuais.
e) Intencionalidade pública e resposta a um problema público.

26. (AUD/SEFAZ RS/2025)

O ciclo de políticas públicas é um modelo composto por vários estágios e fases que orientam a formulação, a implementação e a avaliação de políticas públicas. Avalie se o estágio de formulação inclui as seguintes ações:


I – Formação da agenda pública, isto é, a escolha do conjunto de problemas ou temas considerados merecedores de intervenção pública.
II – Desenho da política pública, que contempla a caracterização da política com base em um modelo lógico que explicita, entre outras coisas, seus objetivos, seus produtos, suas atividades, seus resultados e seus impactos.
III – Estruturação da governança e gestão, que envolve a definição das estruturas de governança, de gestão de riscos e controles internos, de monitoramento e de avaliação da política pública.
IV – Tomada de decisão, que representa o momento em que os interesses dos atores são equacionados e as intenções (objetivos e métodos) de enfrentamento de um problema são explicitadas.


Estão corretos os itens
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) II e IV, apenas.
e) I, II e IV, apenas.

27. (ACE/TCE PI/COMUM/2025)

O processo de elaboração de políticas públicas, ou ciclo de políticas públicas, organiza a vida de uma política em fases sequenciais e interdependentes. Assinale a opção que apresenta a definição de agenda formal.
a) Conjunto de problemas que o poder público já decidiu enfrentar.
b) Conjunto de problemas que a sociedade civil traz para o debate público.
c) Conjunto de problemas que recebem atenção especial dos meios de comunicação.
d) Conjunto de problemas percebidos pela mídia como importantes para a sociedade.
e) Conjunto de problemas que a comunidade política considera merecedores de intervenção pública.

28. (ACE/TCE RR/CIÊNCIAS ATUARIAIS/2025)

O processo de elaboração de políticas públicas, também chamado de ciclo de políticas públicas, é um modelo de visualização e interpretação que organiza o desenvolvimento de uma política pública em etapas sequenciais e interdependentes. Assinale a opção que apresenta uma característica das críticas ao modelo tradicional do ciclo de políticas públicas.


a) O ciclo de políticas públicas segue uma sequência linear e rígida de fases, começando com a identificação do problema e terminando com a avaliação.
b) A identificação do problema é sempre o ponto de partida no processo de formulação de políticas públicas.
c) O “modelo da lata do lixo” sugere que soluções podem preceder a identificação dos problemas.
d) Acadêmicos defendem que o ciclo de políticas públicas tem início claro e termina de forma definitiva após a avaliação.
e) A principal utilidade do ciclo de políticas públicas é descrever precisamente a dinâmica real de uma política pública em diferentes contextos.

29. (ACE/TCE RR/CONTROLE EXTERNO/2025)

A agenda pode se manifestar de diversas formas, como em um programa de governo, um planejamento orçamentário, um estatuto partidário ou até mesmo em uma lista de assuntos que um comitê editorial de um jornal considera importantes. A agenda formal é
a) o conjunto de problemas ou temas que a comunidade política percebe como merecedores de intervenção pública.
b) a lista de problemas que recebe atenção especial dos diversos meios de comunicação.
c) a agenda que reflete exclusivamente os interesses da opinião pública sem interferências externas.
d) o conjunto de problemas ou temas que o poder público já decidiu enfrentar.
e) a lista de problemas percebidos pela sociedade, mas ignorados pelo poder público.

30. (AF/SEFAZ PR/2025)

Na construção de agendas públicas, os problemas podem ser classificados conforme a tendência de sua evolução ao longo do tempo, sendo categorizados como súbitos, incrementais, em declínio, estáveis ou cíclicos. Assinale a opção que apresenta corretamente a classificação do problema público apresentado.
a) O aumento repentino do desemprego durante uma pandemia é um exemplo de problema cíclico, pois acontece de tempos em tempos.
b) A descoberta de um grande escândalo de corrupção, que repentinamente mobiliza a opinião pública, é um exemplo de problema súbito.
c) A precariedade das calçadas nas cidades brasileiras é um exemplo de problema em declínio, pois está sendo progressivamente resolvido.
d) A melhoria do saneamento básico nas grandes cidades é um exemplo de problema estável, pois as ações governamentais para isso são constantes e os desafios persistem sem grandes variações.
e) A criminalidade organizada é um exemplo de problema incremental, pois suas características mudam gradualmente.

31. (AUD SC/TCE RR/2025)

No processo de planejamento e orçamento de um órgão público, os gestores normalmente não mudam radicalmente os programas e projetos estabelecidos e concordam tacitamente em dar continuidade às políticas anteriores, realizam-se apenas acréscimos, decréscimos ou pequenos ajustes nos programas e projetos. O trecho descreve o modelo de análise de políticas públicas denominado
a) Racional.
b) De Grupo.
c) Institucional.
d) Incremental.
e) De Processo.

32. (AUD SC/TCE RR/2025)

O prefeito de uma cidade brasileira organizou um evento-surpresa para anunciar a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em um terreno que fora apossado pelos moradores locais e transformado em um campo de futebol. Ao ouvirem o anúncio do evento, diversos moradores se manifestaram com indignação à obra da Unidade de Saúde. O ocorrido na referida cidade ilustra uma situação, em termos de atributos desejáveis às políticas públicas, de ausência clara de
a) intencionalidade.
b) universalidade.
c) dinamismo.
d) base normativa.
e) participação.

33. (ERM/ANM/COMUNICAÇÃO/2025)

No que se refere ao ciclo das políticas públicas, julgue o item a seguir.
A definição da agenda consiste no direcionamento da atenção para questões ou problemas específicos, enquanto a definição de alternativas se concentra na exploração e no desenho de um plano possível para a ação.

34. (CNPQ/ANALISTA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA I/GESTÃO E ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS E PROGRAMAS EM CT&I/2024)

No que se refere à relação entre política e políticas públicas, julgue o próximo item.
Como normalmente as políticas públicas são geradas no setor público, elas afetam somente os atores do segmento público.

35. (CNPQ/ANALISTA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA I/GESTÃO E ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS E PROGRAMAS EM CT&I/2024)

Acerca dos tipos de políticas públicas, julgue o item que se segue.
Atores sociais são apenas aqueles que se envolvem diretamente nos processos relacionados aos diversos tipos das políticas públicas.

36. (CNPQ/ANALISTA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA I/GESTÃO E ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS E PROGRAMAS EM CT&I/2024)

Julgue o item seguinte, relativo ao papel da burocracia no processo de formulação e implementação de políticas públicas.
A estruturação de programas de políticas públicas depende da governança das autoridades dirigentes e das denominadas burocracias especializadas, os quais demandam esforço de coordenação e estabelecimento de cronogramas de ação.

37. (CNPQ/ANALISTA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA I/GESTÃO E ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS E PROGRAMAS EM CT&I/2024)

Julgue o item seguinte, relativo ao papel da burocracia no processo de formulação e implementação de políticas públicas.
As redes de políticas públicas, capazes de influenciar as tomadas de decisão, caracterizam-se pela uniformidade de atores, verticalidade do poder e interesses comuns.

38. (ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE TELECOMUNICAÇÕES/GERAL/2024)

Acerca de conceitos e tipologias das políticas públicas, julgue o item que se segue.
A abordagem multicêntrica possibilita o aproveitamento do instrumental analítico e conceitual da área de política pública para o entendimento de amplo espectro de fenômenos político-administrativos de natureza não estatal.

39. (ESPECIALISTA EM REGULAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE TELECOMUNICAÇÕES/GERAL/2024)

Acerca de conceitos e tipologias das políticas públicas, julgue o item que se segue.
A abordagem estatista permite que os agentes não estatais possam ter influência no processo de elaboração e implementação de políticas públicas, conferindo-lhes a prerrogativa de estabelecer e liderar um processo de política pública.

40. (MPO/ANALISTA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO/GERAL/2024)

No que se refere ao federalismo e à descentralização de políticas públicas no Brasil, julgue o item seguinte.
O repasse dos recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) destinados a convênios e contratos com prestadores pela União diretamente para os fundos estaduais e municipais de saúde representou um passo fundamental na descentralização federativa desse sistema.

41. (CNPQ/ANALISTA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA I/GESTÃO E ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS E PROGRAMAS EM CT&I/2024)

Com relação às fases das políticas públicas, aos processos decisórios e problemas de implementação e ao controle social, julgue o item que se segue.
As organizações que viabilizam a participação social nas políticas públicas são incapazes tecnicamente de estabelecer conexão entre os órgãos públicos e o público-alvo; por isso, nas fases do ciclo de gestão das políticas públicas, não se observa a participação social.

42. (ACE/TCM SP/CIÊNCIAS ATUARIAIS/2023)

Do ponto de vista do governo envolvido na implementação de uma política pública, a formação da agenda refere-se a
a) conjunto de problemas ou temas que vão merecer uma intervenção pública.
b) avaliação das ações que foram tomadas no passado e que não foram resolvidas.
c) redimensionamento dos indicadores de gestão das políticas públicas em curso.
d) avaliação dos pontos fortes e fracos das políticas existentes e forma de maximizar os fortes e minimizar os fracos.
e) controle de qualidade das ações voltadas à gestão das políticas públicas em implementação.

43. (CGDF/AUDITOR DE CONTROLE INTERNO/PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO/2023)

No que se refere à implementação de políticas públicas, assinale a opção que apresenta mecanismos eficientes no combate à corrupção.
a) fortalecimento do clientelismo; nepotismo; fortalecimento das práticas de controle interno e externo; melhorias no acesso às informações públicas
b) fortalecimento do clientelismo; nepotismo; melhorias no acesso às informações públicas; fortalecimento do princípio da pessoalidade
c) transparência dos atos promovidos pela administração pública; melhorias no acesso às informações públicas; fortalecimento do princípio da pessoalidade
d) transparência dos atos promovidos pela administração pública; fortalecimento de práticas de controle interno e externo; melhorias no acesso às informações públicas

Gabarito

01. b
02. e
03. b
04. e
05. e
06. c
07. b
08. a
09. d
10. a
11. a
12. e
13. b
14. d
15. c
16. a
17. a
18. b
19. e
20. a
21. a
22. d
23. e
24. e
25. e
26. e
27. a
28. c
29. d
30. b
31. d
32. e
33. C (Certo)
34. E (Errado)
35. E (Errado)
36. C (Certo)
37. E (Errado)
38. C (Certo)
39. E (Errado)
40. C (Certo)
41. E (Errado)
42. a
43. d

Conteúdo relacionado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima