Q1. (INSTITUTO CONSULPLAN/PREFEITURA DE SÃO FIDÉLIS – RJ/PROFESSOR I – GEOGRAFIA/2024)
Após substituir o trabalho braçal na Revolução Industrial, as máquinas começaram a substituir o trabalho intelectual nos escritórios. Sobre as perspectivas da introdução das tecnologias no trabalho intelectual, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) As profissões menos ameaçadas estão nas áreas de logística, escritório e produção, aquelas que envolvem tarefas intelectualmente repetitivas.
( ) A segunda revolução das máquinas, a exemplo da primeira, trouxe possibilidades fantásticas de melhora na qualidade de vida.
( ) As máquinas são mais capazes de superar as características humanas como percepção, manipulação, inteligência social e criatividade.
( ) Robôs executam com força e rapidez e precisão movimentos repetitivos, impossíveis ao homem.
A sequência está correta em:
a) V, V, V, V.
b) V, V, F, V.
c) F, V, V, V.
d) F, V, F, V.
Q2. (FGV/SEEC-RN/PROFESSOR DE SOCIOLOGIA/2025)
Observe a imagem a seguir:

Fonte: https://gilmaronline.blogspot.com/2017/10/uber.html
Na imagem, três personagens são apresentados:
– O primeiro diz “sou engenheiro, mas perdi o emprego”.
– O segundo comenta: “sou jornalista e o jornal fechou e fui para a rua”.
– O terceiro afirma: “sou metalúrgico, mas fui demitido”.
Na parte inferior, os três aparecem dirigindo e dizem juntos: “agora somos motoristas do uber”.
É correto afirmar que a imagem ilustra:
a) a informalidade do trabalho, decorrente da falta de regulação estatal, que o trabalhador se aproprie integralmente da produção.
b) a precarização das condições do trabalho, decorrente da ausência de direitos trabalhistas, mesmo o trabalhador tendo vínculo empregatício com a plataforma contratante.
c) a agilidade do fornecimento do trabalho, decorrente da automação na prestação de serviços, que reduz a concorrência na oferta desses serviços.
d) a flexibilidade da natureza do trabalho, decorrente das condições desfavoráveis do mercado de trabalho, que oferece uma alternativa à falta de emprego formal.
e) a possibilidade de trabalho que permite ao trabalhador gerenciar seu tempo e produzir conforme sua organização, pois sua produtividade depende apenas de sua dedicação.
Q3. (GAMA CONSULT/PREFEITURA DE INOCÊNCIA – MS/ADVOGADO/2024)
A inteligência artificial (IA) generativa, como o ChatGPT, tem se destacado na produção de textos e imagens a partir de comandos em linguagem natural. No entanto, o uso dessa tecnologia em áreas como educação e comunicação levanta debates sobre a necessidade de regulamentação, devido a preocupações como:
a) Aumento da produtividade e criatividade dos usuários, que podem gerar conteúdos mais rapidamente e com maior qualidade, o que pode levar à obsolescência de profissões que dependem da produção de textos e imagens.
b) Disseminação de informações falsas e enviesadas, geradas por modelos de IA que não possuem capacidade de discernimento crítico e podem reproduzir estereótipos e preconceitos presentes nos dados de treinamento.
c) Redução do custo de produção de conteúdo, tornando-o mais acessível a pequenas empresas e criadores independentes, o que pode democratizar o acesso à informação e à cultura.
d) Melhora da qualidade da educação, com a criação de ferramentas personalizadas de ensino e tutoria, que podem adaptar o conteúdo às necessidades individuais de cada aluno, tornando o aprendizado mais eficiente.
Q4. (DECORP/PREFEITURA DE PORTO WALTER/AUXILIAR OPERADOR DE SERVIÇOS DIVERSOS/2025)
A respeito do impacto da tecnologia na economia e na sociedade, podemos afirmar:
a) A automação industrial tem reduzido a necessidade de mão de obra em algumas áreas, mas também tem gerado novas oportunidades de emprego.
b) O comércio eletrônico teve pouca influência no comportamento dos consumidores nos últimos anos.
c) A inteligência artificial não tem aplicações práticas fora do setor acadêmico.
d) O avanço tecnológico eliminou a necessidade de regulamentação no setor de telecomunicações.
Q5. (IBADE/CRMV-PB/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO/2024)
Qual é o principal benefício da aplicação de Inteligência Artificial (IA) em setores como saúde, educação e indústria?
a) Substituir completamente a força de trabalho humana em todas as áreas.
b) Automatizar tarefas repetitivas, permitindo que os profissionais se concentrem em atividades mais estratégicas e criativas.
c) Eliminar a necessidade de qualquer tipo de supervisão humana em processos industriais.
d) Reduzir o custo de equipamentos de alta tecnologia para consumidores finais.
e) Manter a privacidade dos dados sem necessidade de políticas de segurança da informação.
Q6. (CESGRANRIO/CNU – BLOCO 1 – INFRAESTRUTURA, EXATAS E ENGENHARIA – MANHÃ/2024)
O objetivo das ferramentas e aplicações de inteligência artificial deve sempre estar dirigido à melhoria da qualidade de vida das pessoas, postulando a inclusão daquelas parcelas da população historicamente discriminadas e pouco representadas. Nesse contexto, a Inteligência Artificial caracteriza-se por:
a) representar um sistema de aprendizado repetitivo.
b) poder ser usada apenas como fonte secundária para decisões judiciais.
c) poder contribuir como assistente de busca de jurisprudência.
d) ser incompatível com o sistema de proteção dos direitos fundamentais.
e) não agregar confiança ao sistema de justiça.
Q7. (FGV/PREFEITURA DE CARAGUATATUBA – SP/PSICOPEDAGOGO INSTITUCIONAL/2024)
A inteligência artificial é uma possibilidade resultante da transformação digital. Ela tem potencial para facilitar o dia a dia dos professores, além de melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem dos alunos. Com relação ao uso de ferramentas de inteligência artificial no ambiente escolar, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A inteligência artificial poderá assumir funções mais rotineiras e liberar o professor para funções especiais, como o atendimento personalizado.
( ) A tutoria exercida pela inteligência artificial pode desenvolver as habilidades socioemocionais dos alunos no lugar da interação na escola e na família.
( ) As ferramentas de geração de texto por inteligência artificial serão de grande valor para a aprendizagem significativa ao realizarem as tarefas no lugar dos alunos.
As afirmativas são, respectivamente:
a) F – V – F
b) F – V – V
c) V – F – F
d) V – V – F
e) F – F – V
Q8. (FURB/SED-SC/PROFESSOR – FÍSICA/2024)
Stefania Giannini, Diretora-Geral Adjunta de Educação da UNESCO, afirmou que a Inteligência Artificial Generativa (IAGen) ganhou conhecimento público no final de 2022 com o lançamento do ChatGPT, o qual se tornou o aplicativo com crescimento mais rápido da história. Com o poder de imitar as capacidades humanas para produzir respostas como textos, imagens, vídeos, músicas e códigos de software, essas aplicações de IAGen causaram ampla comoção. Milhões de pessoas estão utilizando a IAGen em suas vidas diariamente e o potencial de adaptar os modelos para aplicações de domínios específicos com IA parecem ser limitados. As amplas capacidades para processar informação e produzir conhecimento têm implicações potencialmente enormes para a educação, uma vez que replicam o pensamento de ordem superior que constitui a base da aprendizagem humana. À medida que as ferramentas de IAGen conseguem automatizar cada vez mais alguns níveis básicos de redação e criação artística, elas estão forçando os formuladores de políticas e instituições educacionais a reavaliarem o porquê, o quê e como aprendemos. Essas considerações são cruciais para a educação nesta nova fase da Era Digital.
Nesse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I – Embora a IAGen possa ampliar as capacidades humanas na conclusão de certas tarefas, o controle democrático das empresas promotoras da IAGen é limitado. Isso levanta a questão da regulamentação, especialmente no que diz respeito ao acesso e uso de dados domésticos, incluindo dados de instituições locais e indivíduos, bem como dados gerados no território dos países.
PORTANTO
II – É necessária uma legislação apropriada para que as agências governamentais locais possam obter algum controle sobre as ondas crescentes de IAGen, garantindo sua governança como um bem público.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
a) As asserções I e II são proposições falsas.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma complementação correta da I.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma complementação correta da I.
d) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
e) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Q9. (FGV/CÂMARA DOS DEPUTADOS/ANALISTA LEGISLATIVO – CONSULTORIA – CONSULTOR LEGISLATIVO – ÁREA XIX (REAPLICAÇÃO)/2024)
Uma das mais sedutoras e perigosas fantasias sobre o futuro, nascida sob o ofuscante brilho da vitória ocidental na Guerra Fria, trazia a ideia de que a tecnologia das comunicações inevitavelmente promoveria as liberdades democráticas. Mas essa fantasia já se dissipou há muito tempo.
Adaptado de HILMAN, Jonathan E. A Rota da Seda Digital. São Paulo: Vestígio, 2022.
O trecho versa sobre a quebra de expectativas relativamente às contemporâneas tecnologias
da comunicação. Trata-se de uma crítica à ideia de que:
a) maior conectividade e acesso aos meios de comunicação produziriam um ethos democrático em quaisquer sociedades.
b) ferramentas mais sofisticadas de vigilância poderiam garantir maior segurança aos cidadãos em todo o planeta.
c) diminuir a desigualdade no acesso aos meios tecnológicos geraria maior equilíbrio de poder entre as nações.
d) métodos de extração e tratamentos de grandes quantidades de dados seriam inerentemente democráticos.
e) acelerar os fluxos de informação geraria mercados globais mais integrados e estados mais fortes.
Q10. (WISDOM/PREFEITURA DE XANXERÊ – SC/PROFESSOR – EDUCAÇÃO ESPECIAL 40H/2024)
A Inteligência Artificial (IA) se tornou um assunto com certo destaque nas mídias e redes sociais no momento atual do desenvolvimento tecnológico. Neste sentido, assinale a alternativa que indica os pontos negativos que podem ser considerados com o uso e desenvolvimento cada vez maior de tecnologias ligadas à IA.
a) As preocupações que envolvem o desenvolvimento da IA contemplam a privacidade de dados, a disseminação de informações falsas e a falta de regulamentação sobre a tecnologia.
b) Podemos colocar como pontos negativos a facilidade de acesso às informações imprecisas e o desenvolvimento de novas tecnologias.
c) A Inteligência Artificial também diminui a eficiência da automação e da produtividade na indústria.
d) O ponto negativo central é o aumento dos custos de produção, pois demanda investimentos contínuos para estabelecer a IA no processo de organização do sistema de produção.
Q11. (QUADRIX/CRESS-AM/AGENTE ADMINISTRATIVO/2024)
Em relação à economia e às novas tecnologias e inovações, julgue o item:
A inteligência artificial tornar-se-á um paradoxo à medida que afete uma significativa parcela dos empregos mundiais, fazendo com que profissionais sejam transformados em obsoletos e desnecessários, ao mesmo tempo em que causará um aumento de produtividade dos profissionais que continuarão no mercado.
Q12. (FUNDATEC/IFC-SC/PROFESSOR – ÁREA: SOCIOLOGIA/2023)
Um gênero de trabalho contemporâneo tem sido elogiado pelas perspectivas que pode oferecer à integração de pessoas e regiões desfavorecidas, por impactos ambientais positivos, pela projeção de novas perspectivas de campos profissionais, bem como maior autonomia e flexibilidade. Contudo, seus críticos apontam desvantagens no âmbito das relações humanas em suas mediações por tecnologias da informação e comunicação, falta de limites claros entre tempo e espaço privados e públicos (ROSENFIELD; ALVES, 2011).
Qual conceito sociológico melhor descreve essa modalidade laboral?
a) Mindset.
b) Habitus.
c) Inteligência artificial.
d) Teletrabalho.
e) Networking.
Q13. (FGV/TJ-SE/ATIVIDADE NOTARIAL E DE REGISTRO – REMOÇÃO/2023)
Em setembro de 2023, Brasil e Estados Unidos lançaram um programa conjunto de defesa dos direitos trabalhistas frente aos desafios tecnológicos, climáticos e econômicos. Isso é uma resposta ao problema da precarização do trabalho no mundo atual.
Essa precarização do trabalho deve ser entendida como:
a) as relações de emprego formal em que são praticados os pisos salariais de uma determinada categoria ou em que é pago apenas o salário-mínimo regional ou nacional;
b) o trabalho realizado em situações excepcionais decorrentes de desastres, conflitos ou catástrofes naturais, como pandemia, terremoto, guerras, enchentes etc.;
c) o conjunto das ocupações e postos de trabalho existentes em startups (empresas emergentes e inovadoras) e que envolve, necessariamente, mediação tecnológica e internet;
d) a atividade profissional que é realizada em home office (usando a própria casa do trabalhador como escritório);
e) trabalho não regulamentado ou pouco regulamentado que é socialmente desprotegido e que gera redução de direitos e benefícios trabalhistas aos trabalhadores.
Q14. (CESPE/CEBRASPE/ANM/ANALISTA ADMINISTRATIVO – ESPECIALIDADE: PEDAGOGIA/2025)
No que se refere ao teletrabalho e ao clima organizacional nessa modalidade de trabalho, julgue o seguinte item:
A conceituação precisa do teletrabalho se fundamenta nos aspectos uniformes quanto ao enquadramento dos teletrabalhadores.
Q15. (CESPE/CEBRASPE/ANM/ANALISTA ADMINISTRATIVO – ESPECIALIDADE: PEDAGOGIA/2025)
No que se refere ao teletrabalho e ao clima organizacional nessa modalidade de trabalho, julgue o seguinte item:
O teletrabalho, quanto ao local onde é realizado, é estritamente dividido em duas categorias: trabalho em domicílio e trabalho móvel.
Q16. (CESPE/CEBRASPE/ANM/ANALISTA ADMINISTRATIVO – ESPECIALIDADE: PEDAGOGIA/2025)
No que se refere ao teletrabalho e ao clima organizacional nessa modalidade de trabalho, julgue o seguinte item:
Em organizações com alto grau de verticalização em sua estrutura, o grau de independência dos colaboradores na realização das tarefas de trabalho é limitado, o que pode comprometer a adoção do teletrabalho.
GABARITO
| Q1 – D Q2 – D Q3 – B Q4 – A Q5 – B Q6 – C Q7 – C Q8 – C | Q09 – A Q10 – A Q11 – C Q12 – D Q13 – E Q14 – E Q15 – E Q16 – C |
